O melasma é uma disfunção na pele denominada distúrbio crônico que se apresenta em formas irregulares e pigmentação castanha, não tem cura, mas é possível controlar a evolução dele através de tratamento em clínica e home care.
O QUE CAUSA O MELASMA?
O melasma normalmente é de origem genética, e essas hipercromias são vistas geralmente na face, pescoço e na parte anterior do tórax. Ocorre fisiologicamente, em geral nas grávidas, em indivíduos que fazem uso de anticoncepcionais e os possuem predisposição genética, deficiência nutricional, hormônios alterados, e principalmente, quem se expõe muito ao sol, stress, problemas hepáticos, uso excessivo de ácidos, entre outros.
O tratamento realizado neste tipo de alteração tem como objetivo reduzir o processo inflamatório da pele e retardar a proliferação dos melanócitos, inibindo e promovendo a degradação dos melanossomas, proporcionando assim uma uniformização da pele.
TIPOS DE MELASMA
Através da classificação dos tipos de melasma, podemos identificar qual tratamento será o mais eficaz. O quanto antes ocorrer a identificação do grau do melasma mais efetivo será o tratamento.
MELASMA EPIDÉRMICO:
Acontece quando a formação da melanina se instala apenas na epiderme (primeira camada da pele), que tem como função, proteger o corpo das agressões externas.
MELASMA DÉRMICO:
O melasma atinge a camada mais profunda da pele – a derme, localizada entre a epiderme e a hipoderme (o que torna as manchas mais difíceis de serem tratadas). Ocorre em aproximadamente 5% dos casos.
MELASMA MISTO:
Esse é o mais comum, as manchas se localizam nas camadas superficiais e profundas da pele. Com manchas bem visíveis e mais escurecidas.
EU CONSIGO TRATAR EM CASA?
Logo ao notar as mancha recomenda-se procurar um profissional para fazer a avaliação do tipo e grau do Melasma. A função do profissional é analisar em detalhes cada caso e orientar o paciente sobre todos os cuidados que ele deve ter durante e após o tratamento, como: utilização correta de produtos, alimentação, bons hábitos no dia a dia e principalmente disciplina no tratamento, tudo isso influencia no resultado final.
Tratamentos com peelings clareadores, laser, LED Terapia, tratamento com ozônio devem ser realizados em consultório, mas é necessário continuar o tratamento em casa utilizando produtos específicos e próprios para cada tipo de tratamento.
O MELASMA PODE SER EVITADO?
Com relação a fatores genéticos e hormonais é mais difícil de se controlar, porém, é necessário evitar a exposição solar sempre que possível, e utilizar diariamente filtro solar com proteção de no mínimo FPS30.
Veja o Vídeo abaixo para aprender ainda mais sobre Melasma!
Clareadores Para Manchas na Pele
Nutricosméticos
Colágeno Hidrolisado Verisol 120g – Sanavita | Frutas Amarelas
Óleos Essenciais e Vegetais
Orgânicos e Veganos