Tratamento para olheiras: veja a receita caseira indicada para cada tipo

Matéria publicada no portal: Ana Maria Braga

Data de publicação: 29/07/2021

Link da matéria: https://anamariabraga.globo.com/materias/olheiras-tipos-tratamento-caseiro/

Especialista explica as diferenças e ensina receita caseira para todos os casos

As áreas escuras ao redor dos olhos causam muito incômodo em mulheres e homens. Algumas são fundas, azuladas, outras amarronzadas e até mesmo avermelhadas.

A busca por tratamento, muitas vezes, é em vão, pois o diagnóstico é feito errado. Poucas pessoas sabem, mas existem 5 tipos de olheiras. Descubra qual é o seu e veja qual o tratamento para ser feito em casa:

Olheira estrutural
Ocorre devido à falta de tecido na região orbicular dos olhos. Normalmente, por falta de camada adiposa, ácido hialurônico ou até mesmo o próprio formato anatômico do rosto que ocasiona um aspecto fundo.

Olheira vascular

Acontece quando o fluxo de líquido é mais lento embaixo dos olhos, e também devido ao cansaço, ao estresse, ao tabagismo e ao consumo de bebida alcoólica. Pode se agravar quando a pessoa tem A rinite desencadeada.

Olheira sanguínea

É diferente da vascular e tem origem predominantemente genética. A olheira sanguínea é ocasionada por um pigmento que faz parte do sangue, chamado de hemossiderina, que é ligado a vários componentes.

Quando a substância passa nos capilares, os vasos menores, deposita um pouquinho desse pigmento.

A hemossiderina é ligada ao ferro e quando entra em contato com o sol, ela oxida, escurecendo ainda mais a região.

Esse tipo de olheira pode se agravar quando a pessoa possui alergia e coça os olhos freneticamente com as mãos.

Olheira pigmentar

Pode ser ocasionada devido ao acesso de exposição ao sol e à alteração hormonal. 

Ela possui grandes quantidades de depósito de melanina, o pigmento natural que confere a cor à pele.

Quando há a exposição ao sol e alteração hormonal pode ser agravada.

Olheira mista

Como o próprio nome diz, pode ser a mistura de todas as outras. A maioria das pessoas sofre com este tipo de olheira.

Como tratar as olheiras em casa:

Para quem procura um método rápido e fácil de combater as olheiras, a dermaticista Patrícia Elias explica como preparar uma receita caseira para ajudar no tratamento. Confira:

Para olheira vascular, pigmentar e mista:

Corte em 2cm um pepino sem casca e pique bem fininho. Misture dentro de um recipiente com 50ml de chá de camomila em temperatura ambiente. Leve à geladeira por 3 horas.

Após higienizar o rosto, molhe dois algodões na receita e coloque sobre os olhos por 10 minutos.

Após o procedimento, passe a hirudoid na área das olheiras. A pomada serve como uma drenagem linfática, aumentando a circulação na região.

Faça esse procedimento duas vezes ao dia: de manhã quando acordar e a noite antes de dormir. O produto pode ser usado por mais 3 dias e deve ser guardado na geladeira.

Para olheira sanguínea:

Após utilizar a mesma receita do chá de camomila e pepino, aplique ácido tioglicólico.

O ácido tioglicólico é usado apenas durante a noite, em baixa concentração, e apenas uma – no máximo duas – vezes por semana.

É necessário procurar um especialista na área para orientar melhor o uso no tratamento. Passe bastante protetor solar durante o dia.

Para olheira estrutural:

Os tratamentos acima também são eficientes para suavizar a coloração da olheira estrutural. No entanto, esse é um tipo que tem a ver com a anatomia da região e o tratamento indicado é o preenchimento realizado com um dermatologista. Procure um profissional para fazer a aplicação de ácido hialurônico, ou até mesmo aplicação da própria gordura corporal na região.

Veja o vídeo completo com as dicas da Patrícia Elias para tratar as olheiras de todos os tipos em casa:

Deixe um comentário

Produto Indisponível :( Informe o seu email e clique no botão abaixo para avisarmos quando esse ítem voltar ao nosso estoque ;)