Máscara natural com ‘efeito progressiva’ alisa os cabelos e estimula o crescimento dos fios

Matéria publicada no portal: Ana Maria Braga

Data de publicação: 14/12/2021

Link da matéria: https://anamariabraga.globo.com/materias/mascara-natural-com-efeito-progressiva-alisa-os-cabelos-e-estimula-o-crescimento/

Receita caseira não tem formol, alisa os fios e deixa cabelos mais saudáveis

O tratamento da escova progressiva levanta inúmeras discussões entre a população. Dependendo da concentração, o formol contido nos produtos pode causar queda de cabelo, queimadura, coceira, dermatite, entre outros. Porém, os riscos ultrapassam a linha da estética e prejudicam a saúde, podendo até ocasionar câncer no aparelho respiratório.

A legislação sanitária permite que os produtos de cosméticos capilares incluam uma concentração de apenas 0,2% de formol como conservante durante o processo de fabricação. Qualquer adição da substância em produtos já prontos não é permitida, pois acarreta riscos à saúde, sendo considerada infração sanitária nos termos da Lei n° 6.437.

Para alcançar o efeito liso nos cabelos o formol precisa ser empregado em concentrações maiores, o que é vetado. “O uso do formol na progressiva engana, pois ele faz parecer que o resultado deixa o cabelo bonito e hidratado, quando na verdade forma uma película impedindo que o cabelo receba as hidratações e com o tempo o cabelo fica quebradiço danificando totalmente os fios, além de causar coceira e dermatite em alguns casos”, aponta a esteticista dermaticista Patrícia Elias.

A especialista em estética esclarece que existem duas formas de alisar o cabelo: com química ou com formol. “Ao optar por produtos com química, os quais possuem a quantidade certa de substâncias que ajudam a alisar o cabelo, a estrutura da base capilar é modificada devido a selagem que ocorre na cutícula capilar”, aponta.

Além de ser nocivo, o formol em alta concentração age como um esmalte que passamos na unha, ou seja, é criada uma camada que impede que o cabelo receba água, nutrientes, vitaminas e minerais. “Por isso não adianta gastar muito dinheiro com shampoos de alta qualidade após a utilização, pois as cutículas capilares estão fechadas, ocasionando desidratação e ressecamento”, destaca Patrícia.

Para evitar danos aos cabelos e à saúde, a especialista compartilha uma receita natural para deixar o cabelo com efeito liso que ajuda a estimular o crescimento e a recuperar os fios danificados. Confira:

Máscara natural caseira para alisar os cabelos

Ingredientes

– 30 ml de água de coco;

– 5 ml de glicerina líquida bidestilada;

– 20 gotas de óleo de jojoba;

– 02 colheres de sopa de gel de babosa;

– 01 colher de máscara capilar da sua preferência;

– 01 pedaço de banana amassada (pode substituir por abacate).

Como usar
Misture tudo em um recipiente e aplique em todo o cabelo uma vez por semana. Deixe agir por 30 minutos com ajuda de uma touca. “Uma alternativa para potencializar o resultado é enrolar o cabelo em um pedaço de papel alumínio ou plástico de cozinha por 30 minutos”, ressalta Patrícia.

Após o tempo indicado, lave os cabelos normalmente.

Atenção: por utilizar banana, a receita não pode ser guardada, pois a fruta oxida e perde as suas funções.

Confira o passo a passo da receita de “progressiva caseira” no vídeo abaixo:

Deixe um comentário

Produto Indisponível :( Informe o seu email e clique no botão abaixo para avisarmos quando esse ítem voltar ao nosso estoque ;)